Estamos na era da tecnologia, temos no alcance de nossas mãos dados e mais dados, mas você sabe o que fazer com tanta informação? Como selecionar os dados corretos para a sua empresa, como organizá-los e como interpretá-los? É para isso que existem as pesquisas de mercado, porém há diversos tipos dessas. Em vista disso, a ACPE te explica quais são os tipos de pesquisa de mercado, a fim de que você escolha o que mais pode ajudar o seu negócio a crescer.

O que é pesquisa de mercado?

No geral, a pesquisa de mercado é um instrumento pelo qual se pode identificar as preferências de um público-alvo. A sua importância está relacionada na necessidade empresarial estratégica de se conhecer o perfil das pessoas que podem interessar-se pelo seu produto ou serviço oferecido.

Contudo, para ser eficiente no seu objetivo, a pesquisa de mercado precisa ser estruturada de maneira coerente com as metas estabelecidas pela empresa. Porquanto, existem diferentes tipos dessa pesquisa:

Pesquisa Exploratória

Ao iniciar-se um novo projeto surgem muitas dúvidas, pois faltam informações básicas para nortearem a formulação de estratégias para o sucesso do seu empreendimento. Nesses momentos, as pesquisas de mercado do tipo exploratória mostram-se as mais ideias, pois elas funcionam como a etapa inicial de um estudo, cujo principal objetivo é oferecer ideias para trabalhar.

Essa tipologia auxilia a empresa a compreender mais profundamente o contexto a ser analisado e ajuda na formulação de hipóteses. Elas são caracteristicamente mais livres, de forma que seus questionários são mais flexíveis. Além disso, não se pode esperar resultados estatísticos conclusivos, visto que são pesquisas iniciais e preparatórias.

Pesquisa Descritiva

Em contrapartida, a pesquisa descritiva é mais concreta do que em relação a exploratória. Isso ocorre porque a situação analisada por ela já é conhecida, mas não o suficiente para ter hipóteses consolidadas sobre.

Esse tipo de pesquisa fornece um panorama a respeito de um público, por meio de respostas que evidenciam comportamentos ou tendências deste. Em razão disso, é usualmente utilizada para orientar estratégias de marketing e vendas. Além disso, ela tem como objetivo validar hipóteses e encontrar possíveis falhas no planejamento desenvolvido, por isso também pode relacionar-se a pesquisa anteriormente explicada.

Pesquisa Causal

A pesquisa causal, como seu próprio nome sugere, investiga as causas e efeitos de um determinado fenômeno. Ela serve como um suporte dos modelos estatísticos criados, a partir da análise das respostas obtidas, como um teste de validação.

A partir dessas pesquisas, a sua empresa pode desenvolver um diagnóstico de mercado, análise de concorrência, força de marca, análise dos hábitos e da satisfação dos clientes, entre outros. Assim, seu negócio estará bem consolidado e preparado para mudanças no mercado!

Referências:

FIA BUSINESS SCHOOL. FIA. Tipos de pesquisas de mercado: descubra quais são e como fazer. Brasil, 2021. Disponível em: https://fia.com.br/blog/tipos-de-pesquisas-de-mercado/. Acesso em: 31 mar. 2023.

RAFAELA FRANKENTHAL. Mindminers. 3 tipos de pesquisa de mercado para alavancar seus resultados. Brasil, 2018. Disponível em: https://mindminers.com/blog/tipos-de-pesquisa-de-mercado/. Acesso em: 31 mar. 2023.

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