Interessado em melhorar o posicionamento de mercado da sua empresa, definir as melhores estratégias promocionais e estruturar seus produtos e preços voltados a vendas? Então esse serviço foi feito especialmente para você! Confira o artigo abaixo e entenda mais sobre nosso Plano de Marketing e Vendas.

O Plano de Marketing e Vendas é um dos componentes do Plano de Negócio da ACPE Consultoria, sendo uma etapa primordial para o melhor posicionamento de mercado da sua empresa, além da definição dos melhores preços e estratégias de divulgação do seu produto para alavancar as vendas.

Nesse blog iremos explorar um pouco mais sobre a estrutura do nosso serviço de Plano de Marketing e Vendas, abordando sobre os pontos ele que atua e como pode ajudar a sua empresa!

O que é um Plano de Marketing e Vendas?

O Plano de Marketing e Vendas é um documento que leva em consideração o ponto em que a empresa está, os objetivos que ela busca alcançar, e como a mesma deseja se posicionar no mercado. Ademais, esse documento ajuda a empresa em três pontos principais: sua relação com os clientes, sua organização interna, e sua relação com o mercado e concorrentes.

Dessa maneira, esse serviço tem como foco principal posicionar produtos e serviços com foco em vendas. Esse plano demonstra o caminho de uma ação ao longo do tempo, e como a mesma provoca novas vendas.

Estrutura do Plano de Marketing e Vendas da ACPE

Nosso plano objetiva apresentar as características e funcionalidades dos produtos/serviços de nossos clientes, orientar a respeito da localização, definição de preços, guiar estratégias promocionais, visando o melhor posicionamento de mercado e ampliação das vendas do negócio.

Dessa forma, esse serviço é feito contendo seis etapas principais: Produtos/Serviços; Aconselhamento de Fornecedores; Preço; Aconselhamento de localização; Estratégias Promocionais; Análise SWOT.

1- Etapa de Produtos/Serviços

Etapa responsável pela descrição dos produtos e serviços. Assim, procura-se destacar as características de cada produto, sua funcionalidade, e de qual maneira os mesmos serão comercializados.

Em casos de maior complexidade e segmentação dos produtos vendidos, há a delimitação de categorias para a melhor compreensão e descrição de cada bem comercializado. Além disso, nessa etapa também é feita o uso de aspectos visuais para ilustrar quais serão os produtos a serem comercializados.

2- Aconselhamento de Fornecedores

Essa seção do Plano de Marketing e Vendas busca apontar os melhores fornecedores para o empreendimento. A fim de tornar essa etapa mais assertiva, procuramos fornecedores que oferecem maiores descontos ou política de fidelidade para compra em grandes quantidades.

Dessa forma, aqui se objetiva elevar a margem de lucro do negócio a partir do custo reduzido com a aquisição de insumos.

3- Definição dos Preços

Etapa do Plano de Marketing e Vendas destinada a estipular os preços de cada produto e serviço, de forma que, a longo prazo, seja possível cobrir os custos de produção e trazer retorno ao empreendedor. Ao propósito, se estuda ao menos sete tipos de preços a serem aderidos.

Preços mais altos

Nesse caso o preço é visto como um status. Ao optar por descriminar preços mais altos que seus concorrentes, ao mesmo tempo que é um negócio ainda nascente, pode desestimular o cliente a adquirir seus produtos. Entretanto, preços mais altos podem indicar uma concepção de valor, dado que os clientes podem ver seu produto ou serviço como sendo superior aos outros do mercado.

Preços mais baixos

O preço aqui é visto como atrativo. Esse caso obriga os concorrentes a manterem os preços baixos, atraindo clientes e mais vendas para esse mercado. Todavia, esse modelo pode ter um efeito reverso, impedindo que o empreendedor tenha um retorno a curto prazo ou transmitir a imagem de que seu produto possui uma qualidade inferior.

Preços similares

O preço é a média do mercado, fazendo com que os concorrentes mantenham os preços de mercado justos e cria padrões no setor para custos e margens de lucro.

Preço “justo mínimo”

Preço que será menor do que o da concorrência, e que ao mesmo tempo cobre os custos do produto/serviço.

Fixação de preços baseados no custo

Preço definido quando o produto está pronto, e com base nisso, seu preço é estipulado de forma a cobrir os custos.

Fixação de preços baseada no valor percebido

Leva em consideração a opinião do consumidor no início do processo, sendo importante haver uma pesquisa de clientes.

Fixação de preços baseada na concorrência

Nessa etapa se faz uma média dos preços praticados pelos concorrentes diretos ou indiretos. Entretanto, é importante considerar as especificidades de cada produto/serviço nessa seção.

4- Aconselhamento de Localização

Essa fase do Plano de Marketing e Vendas busca identificar em qual setor, bairro ou região a nova empresa deve se instalar. Com o propósito de tornar essa experiência ainda mais dinâmica, há a confecção de um mapa de calor com as opções de localização.

Ademais, produzimos também uma tabela contendo preços de compra ou aluguel de imóveis nessas localidades identificadas, além do contato das imobiliárias que fornecem esse tipo de informação. Assim, munido dessas análises, o cliente consegue escolher um local para comprar, alugar ou construir que possibilite o pleno funcionamento do negócio.

5- Estratégias Promocionais

Etapa dedicada a proporcionar para seu negócio uma inserção de forma competitiva no mercado, traçando estratégias promocionais que vão atrair mais clientes e manter sua empresa em uma posição de destaque no mercado. Dessa maneira, essa seção reúne dois tópicos principais: os canais de divulgação dos produtos, e a realização das promoções em si.

O primeiro refere-se a propaganda que a empresa fará de si mesma, apresentando seus produtos e serviços, podendo ser feitas por meio de propagandas em meios de comunicação, uso de cartazes e panfletos, estratégias de anúncio pela internet e mídias sociais e dentre outros.

Outrossim, a etapa de realização das promoções envolve atrair clientes, apresentando vantagens que eles não encontram nos concorrentes. Nesse sentido, há inúmeras ações que podem ser feitas aqui. Dentre essas ações, estão políticas de fidelização para clientes que procuram seus serviços mais de uma vez, criação de ofertas sazonais, descontos por volume de compras e parceria com outras empresas.

6- Análise SWOT

A matriz S.W.O.T é uma ferramenta que possibilita que o empreendedor identifique as dificuldades e vantagens que encontrará no mercado. Nessa etapa se analisa características internas (Forças e Fraquezas), e características externas a empresa (Oportunidades, Ameaças).

Primeiramente, essas questões internas se referem as deficiências e os diferenciais que a empresa apresentará inicialmente. Os exemplos são a existência ou não de profissionais capacitados, qualidade dos produtos, custos altos ou baixos, acesso a tecnologias e dentre outros.

As características externas indicam a atual situação do setor de entrada da empresa, como nível de demanda, aquecimento do consumo, características dos concorrentes. Nesse tópico se faz a análise do poder de barganha de diversos agentes (como fornecedores e clientes), o nível de rivalidade entre as empresas existentes, e os níveis de ameaça envolvendo produtos ou serviços substitutos e novas empresas entrantes.

Se interessou pelo nosso serviço?

Acesse o nosso site, e confira ainda mais sobre nosso Plano de Marketing e Vendas, e todas as outras etapas que envolvem o nosso Plano de Negócios! Fale com um de nossos consultores e agende já um diagnóstico gratuito para sua empresa!

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