Se você é empreendedor, já deve ter ouvido falar da Análise SWOT. Mas se ainda não conhece, não se preocupe! A SWOT é uma ferramenta simples e eficaz para avaliar a sua empresa e o mercado em que ela está inserida.

O que análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que auxilia empreendedores a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em suas empresas. Tais elementos originam-se da própria palavra SWOT, que é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças em português. Com essas informações, é possível criar um plano de ação estratégico para alcançar objetivos de negócio e se preparar para enfrentar desafios.

Assim sendo, conheça cada um desses elementos e como identificá-los na sua empresa:

Forças

As forças da sua empresa são os pontos fortes que a distinguem da concorrência e que ajudam a obter vantagem competitiva. Dessa forma, para identificar as forças, faça uma lista das coisas que a sua empresa faz bem. Nesse sentido, pode ser um produto inovador, um atendimento excepcional, ou uma equipe qualificada.

Fraquezas

As fraquezas da sua empresa são os pontos fracos que precisam ser corrigidos para melhorar o desempenho do negócio. Assim, para identificar as fraquezas, faça uma lista dos aspectos que precisam ser aprimorados. Pode ser um processo interno que não está funcionando bem, uma falta de qualificação da equipe ou uma má reputação.

Oportunidades

As oportunidades são as situações externas ao negócio que podem ser benéficas para a sua empresa. Portanto, para identificá-las, é importante estar atento ao mercado e ao comportamento do consumidor. As oportunidades podem surgir de mudanças no mercado, novas tecnologias ou ações da concorrência.

Ameaças

As ameaças são as situações externas ao negócio que podem prejudicar a sua empresa. Desse modo, para identificá-las, é importante estar atento ao mercado e às mudanças no ambiente econômico, político e social. As ameaças podem surgir de mudanças na legislação, crises econômicas ou mudanças no comportamento do consumidor.

Ainda em dúvida?

Ao realizar a Análise SWOT, é possível ter uma visão mais clara da sua empresa e do mercado em que ela está inserida. Com essas informações em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas e desenvolver um plano de ação mais eficiente para alcançar seus objetivos de negócio.

Portanto, não perca tempo e comece a fazer a sua análise SWOT agora mesmo!

Referências

CASAROTTO, Camila. Aprenda o que é análise SWOT, ou análise FOFA, e saiba como fazer uma análise estratégica do seu negócio. ln: Rock Content. Rock Content Blog. [S.l.]. 20 dez. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/#:~:text=An%C3%A1lise%20SWOT%20%C3%A9%20uma%20ferramenta%20de%20gest%C3%A3o%20que,FOFA%20ou%20Matriz%20SWOT.20%20de%20dez.%20de%202019. Acesso em: 16 mar. 2023.

TOTVS. Análise SWOT: o que é, para que serve, benefícios e como fazer. Disponível em: https://www.totvs.com/blog/negocios/analise-swot/. Acesso em: 16 mar. 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *