Para quem você vende seu produto? Quando você define sua estratégia de marketing para sua empresa, você sabe qual é o perfil de seu consumidor? Afinal, o que é público-alvo e como isso pode ajudar a sua empresa?

Nesse artigo, aprenda o que é e qual a importância de definir um público-alvo para sua empresa! Vamos alavancar as vendas de seus serviços e produtos!

O que é público-alvo?

O público-alvo é o grupo de consumidores dentro de um mercado que a sua empresa deseja atingir. O processo de publicidade e vendas de um produto ou de um serviço devem direcionar-se para esse público, o qual possui um perfil comportamental, psicográfico e demográfico semelhante ao do produto que sua empresa oferta. Para que, assim, seja possível afunilar os objetivos de campanhas e de estratégias de marketing, a fim de potencializar suas vendas e aumentar seu lucro.

Ao fazer esse recorte de consumidores baseado em todas as características coletadas, temos o público-alvo, que configura uma gama de clientes dentro do mercado consumidor inteiro de forma mais abrangente. 

No que tange a esse conceito, também é possível traçar o objetivo de vendas da sua empresa de modo ainda mais limitado. A partir da coleta de mais informações sobre esses clientes, as quais dão origem as personas. Essas, por sua vez, são versões mais detalhadas dos clientes, que além da faixa etária, do sexo e do objetivo deste, captam informações como: educação, faixa salarial, classe social, profissão, local de origem etc. 

Nesse sentido, é importante diferenciar o público-alvo das personas. O primeiro representa um grupo de pessoas com características semelhantes. Já o segundo é a representação do cliente ideal de cada empresa a partir de dados muito mais objetivos e personalizados. 

Qual a importância de definir um público-alvo?

Agora que ficou claro o que é o público-alvo, é fundamental entender o quão importante ele é para o seu negócio. 

Primeiramente, com um público-alvo definido fica muito mais fácil mapear e direcionar estratégias de marketing. Isso resultará no aumento da efetividade das mesmas, tornando a comunicação com o seu cliente mais direta. Consequentemente, haverá crescimento do negócio, já que o cliente estará em contato mais direto com o produto ou serviço ofertado, devido a essas estratégias. Contudo, apenas saber quem é seu público-alvo não basta, também é importante o escutar, ou seja, analisar os seus problemas, dúvidas e vontades, o que levará uma fidelização do mesmo. 

Além disso, encontrar seu público-alvo também permitirá aprimorar a oferta de produtos e serviços. Isso porque, você conhecerá quais são os mais consumidos e desejados desse segmento, ademais conhecerá onde o seu cliente ou possível cliente poderá ser alcançado. 

Outro benefício da identificação do público-alvo é adotar uma abordagem mais humanizada, entendendo qual é a linguagem mais apropriada a ser utilizada, além de conseguir definir um posicionamento de marca relevante, o que dará um destaque perante aos seus concorrentes. 

Como definir um público-alvo?

Para definir o público-alvo de sua empresa é preciso seguir cinco etapas principais: pesquisa de mercado, identificar as dores dos seus clientes, alinhar seu negócio com as necessidades do mercado, definir segmentos do público-alvo e, por fim, elaborar o posicionamento e a estratégia para cada segmento.

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado, para definição do público-alvo da sua empresa, serve para entender o comportamento desse. Isso ocorre, a partir da coleta de informações sobre seus consumidores, seus concorrentes e seus fornecedores. Dessa forma, entende-se os hábitos de consumo, as necessidades dos consumidores, como os concorrentes estão atuando, como segmentam o mercado e quais seus posicionamentos e estratégias, bem como quais tendências de mercado podem afetar seus consumidores.

Essa pesquisa deve ser feita, por meio de entrevistas, questionários, institutos de pesquisa entre outros meios.

Identificar as dores dos seus clientes

Para definir seu público-alvo, é importante entender que os clientes recorrem aos serviços das empresas para que entendam e solucionem seus problemas e desafios. Assim, é necessário que o problema do cliente seja identificado para que a sua empresa possa encontrar soluções dentro da gama de serviços possíveis. Muitas vezes o próprio cliente demora a perceber quais problemas que ele está enfrentando, em razão disso é relevante preparar-se para oferecer o amparo a ele, com prioridade e excelência.

A partir dos serviços que a sua empresa oferece, investigue com mais profundidade os problemas de seu cliente. Para dessa forma entender os defeitos dos seus produtos e as causas, idealizando uma solução com base nas informações coletadas. 

Alinhar seu negócio com as necessidades do mercado

Ao definir o público-alvo de sua empresa, antes de oferecer serviços e elaborar propostas, é importante identificar as demandas do mercado, a fim de entender melhor o seu produto e como será seu impacto na solução dos problemas das pessoas.

Assim, é importante focar em alinhar os pilares da sua empresa com os seus serviços, os quais vão trazer as soluções ideais para seu público. Portanto, é ideal entender a proposta do seu negócio e a capacidade que seus serviços possuem de resolver problemas reais, para entender o valor da sua marca e o real propósito do seu negócio.

Segmentação do público-alvo

O público-alvo pode ser muito extenso, o que dificultaria analisá-lo minuciosamente como deve ser feito. Portanto, é importante segmentá-lo, o que nada mais é do que subdividi-lo em grupos menores e mais fáceis de gerenciar, sendo que essa divisão é feita com base em características em comum. Essa estratégia permite otimizar os esforços de marketing e vendas. 

Cabe ressaltar que, uma vez realizado a segmentação, assim como a identificação do público-alvo, é importantíssimo uma revisão periodicamente, uma vez que pode haver alterações de público ou das suas necessidades, por isso, indica-se que a revisão seja feita pelo menos anualmente.   

Elaborar o posicionamento e a estratégia para cada segmento

Por fim, depois de ter seu público-alvo definido, chegou a hora de traçar o posicionamento de mercado da sua empresa. Para isso, é necessário seguir o padrão dos segmentos, de maneira que seja possível traçar estratégias específicas para cada público. As estratégias em questão englobam os quatro P’s do Marketing -preço, produto, praça e promoção -, essenciais para definir como a marca vai se apresentar no mercado. Desse modo, é possível criar uma conexão com o seu público-alvo e definir como essa relação será.

Referências:

MARTINS, Thaís. Público-alvo: o que é, qual a sua importância e como definir. ln: Otimiza Empresa Júnior. Otimizaej. Brasil, 15 dez. 2021. Disponível em: https://www.otimizaej.com.br/conteudo/o-que-e-publico-alvo. Acesso em: 12 dez. 2022.

OLIVEIRA, Ana. Entenda o conceito de público-alvo e por que a sua empresa precisa de um. ln: Peepi. Peep!. Brasil, 4 jan. 2022. Disponível em: https://peepi.com.br/blog/publico-alvo/. Acesso em: 12 dez. 2022.

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