Imprevistos acontecem a todos momentos, mas quando se torna uma emergência, é preciso ter os recursos necessários para lidar com a situação. Por esse motivo, a Gestão de Crises é ideal para não apenas lidar, mas também se prevenir e estar preparado contra incidentes!

O que é a Gestão de Crises e qual sua importância?

A Gestão de Crises busca preparar a empresa para lidar com situações onde possam gerar prejuízos. Não apenas prejuízos na imagem ou financeiros, existem diversos tipos que podem afetar a sua empresa em diversos níveis. Desde um negócio pequeno a grande, situações de emergências podem ocorrer a qualquer momento. Por isso, lidar com a situação é crucial para evitar danos.

Uma crise acontece tanto por problemas internos quanto externos. Portanto, o problema pode evoluir para uma crise de fato, dependendo do impacto que causa no negócio. A Gestão de Crises não apenas diminui o impacto desse problema, como ajuda a preservar a imagem da empresa diante o mercado. Dessa forma, é possível lidar melhor com crises futuras.

Como fazer um plano para gerenciar as crises?

A Gestão de Crises para emergências é uma das possíveis opções para adicionar no plano. Entretanto, um plano de Gestão de Crises deve ser personalizado e adequado para a situação da sua empresa. Dessa forma, o mais importante num bom plano de Gestão de Crises é que seja um documento de fácil acesso. Assim, é possível que seja o documento seja o mais dinâmico para que não tenha trabalho em alterar alguns apontamentos, caso necessário. Portanto, existem alguns passos que podem ajudar a construir um plano de gestão de crises dinâmico.

Conheça sua equipe

Conhecer bem a sua equipe é crucial para determinar pessoas com o perfil ideal para lidar com uma situação de crise. Caso seja preciso, realize testes para saber quais conseguem lidar melhor e mais rapidamente com uma situação de crise muito grave, assim o plano pode ser aplicado de maneira mais prática.

Sempre saiba quais riscos sua empresa têm

Independente da sua área e negócio, toda empresa pode chegar a correr algum risco. Portanto, mapeei as principais dificuldades da empresa e determine se podem evoluir para potenciais problemas e gerar riscos para sua empresa. Sejam riscos financeiros, de estoque ou outros.

Tenha uma área da empresa reservada para lidar com crises

Não apenas ter um equipe preparada para isso, é importante reservar um espaço dentro do gerenciamento do seu negócio para lidar com possíveis crises. Seja investindo caixa para emergências, ou se preparando com contratos que busquem proteger seu estoque ou bens preciosos para a empresa.

Faça seu plano de Gestão de Crises

Com todas as recomendações expostas, é possível iniciar um plano de Gestão de Crises que melhor se adeque para sua empresa! Existem diversos tipos de profissionais capacitados para criar um perfeito plano para emergência, entretanto, é crucial conhecer melhor como seu negócio funciona. Dessa forma, se preparar em outras áreas para ter um plano de Gestão de Crises é crucial! Caso tenha interesse em ter um mapeamento de processos ou um planejamento estratégico que englobe todas as áreas, a ACPE é ideal para te ajudar!

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Fonte: https://asana.com/pt/resources/crisis-management-plan e https://resultadosdigitais.com.br/marketing/gerenciamento-de-crise/

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