Quer ter um controle melhor das finanças do seu negócio? Confira esse post para compreender o passo a passo do Plano Financeiro que a ACPE oferta!

O Plano Financeiro é uma etapa crucial do Plano de Negócios da ACPE Consultoria Jr. Nesse sentido, essa etapa essencial do Plano de Negócios permite apresentar os custos e receitas do projeto em execução. Vamos explorar as etapas fundamentais: Investimento Inicial Total, Capacidade Produtiva, Cenários, Custos Anuais e Demonstrativos de Resultados. Ademais, nós ressaltamos que o Plano Financeiro é predominantemente elaborado utilizando planilhas do Excel, o que torna a documentação escrita mais objetiva e concisa.


Investimento Inicial Total

Primeiramente, no nosso Plano Financeiro, temos o Investimento Inicial Total, onde englobamos todos os custos necessários para iniciar a empresa, desde máquinas e equipamentos até despesas burocráticas. Dividimos esse investimento em diferentes categorias, abrangendo todas as abas da planilha, proporcionando informações importantes em toda a planilha.

Investimentos Fixos

Os investimentos fixos incluem máquinas e equipamentos, móveis, utensílios, veículos e computadores. Nessa seção, preenchemos uma tabela com os produtos, suas descrições, quantidades necessárias e valores unitários. Multiplicamos a quantidade pelo valor unitário para obter o valor total. Além disso, é importante fornecer uma referência para cada produto, como um link para a pesquisa que embasou a escolha.

Investimentos Pré-Operacionais

Essa etapa aborda os custos dos documentos e ações necessárias para iniciar o empreendimento. As Despesas de Legalização englobam os documentos exigidos para a abertura da empresa, como Alvará do Corpo de Bombeiros, Registro de Empresa e Marca, entre outros. Os Custos Adicionais referem-se a despesas relacionadas à abertura do empreendimento, como a elaboração do Plano de Negócios. Em Obras, registramos os gastos com construção e reforma, incluindo materiais e mão-de-obra. Por fim, em Cursos e Treinamentos, listamos as formações necessárias para atuar na função.

Capital de Giro

As únicas células que requerem preenchimento manual são as relacionadas à “Necessidade Líquida de Capital de Giro”. Contudo, é necessário considerar o prazo médio de vendas e o prazo médio de compras. O prazo médio de vendas envolve a porcentagem de vendas à vista e a prazo, bem como os dias de retorno para cada tipo de venda. O prazo médio de compras determina a frequência com que o estoque deve ser reposto. Com base nesses valores, portanto, a planilha calculará automaticamente a “Necessidade Média de Estoques” com base em uma média ponderada.

Investimento Total

Por fim, na última aba do nosso Plano Financeiro, o Excel calcula os valores automaticamente, baseados nos resultados prévios, mostrando o mapa geral do investimento feito.

Ainda está com dúvidas? Nos contate aqui!

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